Healthy-Aging /Modulação Biológica & Modulação Hormonal

Também chamada Medicina Ortomolecular, Antienvelhecimento, Anti-Aging, Integrativa, Regenerativa ou da Longevidade Saudável, é uma área da medicina praticada há várias décadas. Têm como objetivo primordial o fortalecimento do organismo, atrasando o envelhecimento e mantendo a juventude, saúde e qualidade de vida.

Atualmente sabe-se que não somos escravos da nossa genética. Ela é responsável por apenas 30% dos fatores que determinam a nossa saúde (ou doença). Sedentarismo, excesso ou falta de nutrientes e sono, inflamação, disbiose e alteração da permeabilidade intestinal, exposição a e ingesta de substâncias tóxicas, ansiedade, stress, déficits hormonais e de neurotransmissores, são responsáveis por 70% dos fatores que nos envelhecem e adoecem.

É CONSIDERADA UMA MEDICINA ALTERNATIVA?

Não! É uma medicina complementar à medicina tradicional ocidental e não pode estar dissociada dela, pelo contrário: só um médico tem conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento do corpo humano e competências para diagnosticar as diversas alterações de saúde existentes além de habilitação para prescrever e alterar dosagens de medicamentos que o paciente faça uso.

PORQUE PROCURAR UMA CONSULTA HEALTHY AGING?

Através de uma visão e um estudo mais aprofundado do funcionamento do organismo, procuramos ajustar o conjunto de fatores que contribuem para a saúde ou a doença. Com isso conseguimos qualidade de vida, emagrecimento sem dietas (saudável e duradouro), maior rendimento desportivo, sexual e intelectual, revitalização do organismo, redução ou interrupção de medicações, menopausa e andropausa saudáveis, ganho de massa muscular, equilíbrio hormonal (da adolescência à senescência – fundamental para o envelhecimento saudável) e reversão de patologias relacionadas a deficiências nutricionais e hormonais.

Também podemos atuar na melhoria de diversas condições clínicas como: alergias, problemas dermatológicos, reumáticos, fadiga crónica, diminuição da memória, depressão, osteoporose e osteopenia, alterações da imunidade, doenças relacionadas ao stress crónico e agudo, dores de diferentes origens (articular, óssea, muscular, de cabeça), tensão pré-menstrual (TPM) e doenças neurológicas do envelhecimento, entre outras.

O QUE ESPERAR DA CONSULTA?

Na primeira consulta será realizada uma avaliação médica integral (meio ambiente, hábitos de vida, situações de stress, etc) e clínica (historial médico) do utente. Os sinais e sintomas são correlacionados entre si e com os diversos sistemas orgânicos para detetar aonde intervir para manter ou melhorar a saúde, promover o bem-estar e um envelhecimento saudável. São definidos objetivos em conjunto com o paciente e solicitados os exames complementares mais adequados a cada caso.

Caso já exista alguma patologia, ela é tratada desde sua ‘base’ com o objetivo de interromper ou retardar sua progressão.

Para manutenção dos resultados e ajustes terapêuticos, é fundamental um acompanhamento regular com 2 a 4 consultas anuais de acordo com cada paciente.

EM QUE SE BASEIA O TRATAMENTO?

. recomendação e aconselhamento para a alteração dos (maus) hábitos de vida
. direcionamento para o exercício físico mais adequado a cada indivíduo
. definição de estratégias nutricionais personalizada (intolerâncias alimentares, retirada de alimentos inflamatórios, jejum intermitente, dieta cetogênica, etc)
. prescrição individualizada de substâncias como por exemplo: micronutrientes, fitoterapia, nutracêuticos, hormonas bio idênticas e medicamentos alopáticos.

OBJETIVOS:

. restabelecimento da saúde intestinal
. gestão do stress e correção de alterações do sono
. reparação de distúrbios subclínicos da tiroide e outros órgãos
. modulação hormonal bio idêntica
. desintoxicação orgânica
. identificação de intoxicação e redução da exposição a metais pesados e toxinas
. identificar e tratar infeções crónicas (intestino, cavidade bucal, etc)
. aumentar o comprimento dos telómeros (diretamente ligados à nossa idade celular)
. manejo dos radicais livres e stress oxidativo
. redução da inflamação (uma das principais causas no desenvolvimento das doenças degenerativas e do próprio envelhecimento)

(os pacientes poderão ser aconselhados a acompanhamento conjunto com outros profissionais)

ALGUNS DOS EXAMES COMPLEMENTARES DISPONÍVEIS:

Verificação da idade celular/biológica

Avaliação alimentar e nutricional:
. intolerâncias alimentares por dosagem de anticorpos
. intolerâncias alimentares por avaliação genética
. teste de tolerância ao álcool e cafeína.
. dosagem específica de vitaminas e minerais

Rendimento físico e emagrecimento:
. identificação do exercício físico mais adequado para seu objetivo (emagrecer, definição e/ou ganho de massa muscular, etc)

Avaliação da saúde intestinal:
. permeabilidade intestinal (leak gut syndrome)
. microbiota e microrganismos patogénicos intestinais

Deteção de intoxicação por metais pesados

Avaliação das hormonas sexuais (menopausa e pré menopausa, andropausa, redução da libido feminina e masculina, envelhecimento)

Avaliação ortomolecular da tiroide (cansaço, perda ou ganho de peso, alterações do sono e humor, queda de cabelo, etc)

Dosagem dos neurotransmissores (depressão, ansiedade, falta de motivação)

Avaliação genética do risco para desenvolvimento de doenças crónicas e cancros

Deteção de sensibilidade a medicamentos

Você sabia?

* O termo ortomolecular, significa “moléculas exatas na quantidade certa” e foi criado no início dos anos 60 pelo cientista americano Linnus Pauling. Tendo recebido duas vezes o Prêmio Nobel, Pauling defendia que as doenças surgem de desequilíbrios bioquímicos responsáveis por disfunções orgânicas e deviam ser tratadas com vitaminas, minerais e aminoácidos específicos para cada indivíduo.

*Em 1941, Linnus Pauling descobriu que estava afectado por uma forma grave da doença de Bright, uma enfermidade renal potencialmente mortal, considerada incurável pela medicina da época. Pauling conseguiu controlar a doença seguindo uma dieta pobre em proteínas e sem sal, algo fora do comum para a época.

* Nos anos seguintes, as investigações de Pauling sobre a vitamina C foram fonte de controvérsias, e em 1970 publicou “Vitamin C and the Common Cold” (“A vitamina C e o resfriado comum”).

* No ano seguinte, Pauling iniciou uma extensa colaboração com o oncologista britânico Ewan Cameron trabalhando sobre o uso da vitamina C por via intravenosa ou por via oral em doentes de cancro em fase terminal. Cameron e Pauling escreveram vários artigos e um livro de divulgação chamado “A vitamina C e o cancro”. Até hoje a vitamina C em altas doses é utilizada no tratamento de alguns tipos de cancro.

* A definição de Medicina Ortomolecular na Wikipédia está completamente errada e claramente tem como provável objetivo desacreditar essa medicina preventiva (ver discussão). Cita uma bibliografia maior do que o texto, desatualizada e incorreta, na tentativa de convencer os desavisados. Seja crítico e questione: Quem ganha e quem deixa de ganhar com uma medicina prioritariamente preventiva?

Hipócrates viveu numa época em que não existiam grandes multinacionais de indústria farmacêutica e alimentar interessadas em explorar o seu consumo